10 dicas para deixar a casa em segurança durante uma viagem

O final de um ano e início de outro é sinônimo de férias para muitas pessoas. É uma correria para montar um roteiro de viagem, escolher o destino, fazer as malas, cuidar da burocracia de uma viagem, comprar passagens e muito mais.

No entanto, mais do que um planejamento perfeito para uma viagem, são necessários tomar alguns cuidados para deixar a casa sozinha durante sua estadia fora.

Desse modo, você evita imprevistos e surpresas desagradáveis. Assim, quando você voltar de viagem, vai encontrar sua casa em uma condição ideal para voltar à rotina do cotidiano de modo mais tranquilo. Se você mora em um alto padrão imobiliária Curitiba, por exemplo, você quer voltar para sua casa do jeito que você deixou, não é mesmo?

Confira 10 dicas para deixar a casa em segurança durante uma viagem.

1 – Desligue o gás

Não importa se você tem um botijão de gás ou gás encanado. Fecha a saída para impedir vazamentos.

2 – Inspecione a geladeira

Evite o desperdício de comida durante suas férias. Coloque no freezer o que é possível congelar. Verifique o prazo de validade dos alimentos para saber de nada vai estragar. Nesse caso, vale distribuir entre parentes ou amigos a comida que pode estragar pelo prazo de validade vencido.

Deixe a temperatura da geladeira de modo a não deixar tudo muito gelado nem sem refrigeração suficiente.

3 – Tire o lixo

Não esqueça de deixar todas as lixeiras vazias, já que sujeira acumulada pode atrair insetos e provocar mau cheiro.

4 – Desligue os aparelhos eletrônicos da tomada

Mesmo sem utilização, aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos gastam energia quando ligados na tomada. Desligue-os para economizar energia elétrica e para evitar prejuízos com tempestades e ventanias que podem acabar com a luz e queimar os aparelhos ligados na rede.

5 – Desligue a internet

Se for o caso, desligue o modem da internet da tomada. Ele também consome energia apenas por estar plugado.

6 – Cuidado com os ralos

Tampe os ralos para evitar que eles deixem odor desagradável na casa. Deixe aberto apenas os que escoam água da chuva, por exemplo.

7 – Verifique as janelas

Você pode ter janelas que precisam ficar abertas para circular ar. No entanto, janelas que dão para a rua devem ser fechadas para que a água da chuva ou insetos não adentrem a casa.

8 – Feche o registro

Feche o registro de água para evitar imprevistos como vazamentos no banheiro ou chuveiro pingando, por exemplo.

9 – Faça monitoramento

Para evitar preocupações, utilize sistemas com câmeras de segurança ou alarmes na proteção da casa. Caso o sistema seja ativado em caso de invasão, a empresa pode tomar as providências cabíveis.

10 – Reavalie a situação da casa

Faça uma avaliação da casa para verificar a necessidade de manutenção, como limpar calhas, manter a fiação elétrica em bom estado, cuidar de infiltrações e rachaduras, além de limpar ralos. Isso para evitar problemas futuros enquanto você está viajando.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *