Como a tecnologia alinhada ao marketing digital garantem bons resultados

A evolução natural da sociedade chegou a um ponto em que o impacto da tecnologia no marketing digital é real e vai atravessar gerações no futuro, e além. 

O que marcou uma geração e a mudança nos paradigmas de como se trata a apresentação de novas marcas, produtos e serviços, sem dúvida, é a presença da internet. 

Com um início tímido no final dos anos 1990, foi a partir dos anos 2000 que o cenário realmente se transformou no Brasil.

A tecnologia se tornou algo acessível para milhões de pessoas, ainda mais com a implementação dos smartphones na rotina. Isso passou a permitir o acesso a diversas empresas com a facilidade de alguns cliques na tela de um celular.

O barateamento, mesmo que pequeno, de equipamentos eletrônicos, permitiu que novos serviços tivessem como base a acessibilidade da internet e a transformação no modelo de consumo de diferentes produtos e serviços. 

Dessa forma, o hábito dos consumidores também está se alterando para um modelo que pode ser totalmente online, ou híbrido, em que o virtual e o presencial se somam para atender os clientes da melhor forma possível. 

A decisão de compra não está mais restrita às vitrines de lojas ou ao acesso aos estabelecimentos comerciais. 

Afinal, agora é possível ter uma experiência completamente inovadora utilizando apenas ferramentas digitais, programas e aplicativos que entregam tudo para o consumidor, preservando diversas características da personalidade e experiência da marca.

As empresas devem estar preparadas para essa revolução comercial pelo qual o mundo todo passa. 

Vale dizer, ao menos, que algumas experiências sempre são diferentes, porém a forma de comprar e consumir é que está em jogo, e todos os empreendedores devem estar atentos.

Propaganda extrapola as linhas tradicionais

A construção de um site corporativo ou empresarial é apenas o primeiro passo quando se trata de uma nova forma de apresentar produtos e serviços para o público consumidor. 

Com a criação de diversos aparelhos eletrônicos empregando a TI (Tecnologia da Informação) e a IC (Internet das Coisas), os ambientes domésticos estão cada vez mais conectados e até mesmo a rotina empresarial e de venda podem ser otimizadas.

Isso permite expandir o horizonte ao qual o Marketing Digital alcança. 

Como exercício basta imaginar que o mercado oferece geladeiras integradas a câmeras e internet, permitindo visualizar o que há nos compartimentos e ajudar nas compras. Tudo de maneira remota.

Os equipamentos voltados para a área de assistência virtual possuem diversas funcionalidades além de tocar música ou divulgar as principais notícias do dia.

Do mesmo modo, implementando um SEO (Search Engine Optimization) adequado nos conteúdos propostos em sites empresariais e redes sociais, é possível destacar ofertas de produtos e informar os consumidores de maneira simpática e cordial.

Serviços que demandam certa burocracia, podem ser lembrados ao longo do ano, como a renovação da carteira de motorista, ou então a atualização do registro do veículo. 

Mesmo o pagamento do imposto residencial pode ser guardado em uma agenda virtual e lembrado conforme a programação implementada no equipamento. Aqui, escritórios de despachante ou de contabilidade podem usufruir desses aparelhos com o marketing digital.

A interação social está nas plataformas digitais

As máquinas modernas estão equipadas para ouvir tudo que está ao redor. Utilizando IA (Inteligência Artificial), os equipamentos podem sugerir um novo restaurante na cidade, ou uma loja de roupas que acabou de inaugurar no shopping mais próximo, conforme o comportamento do usuário.

A inteligência artificial também está presente nas redes sociais, e como ocorre a interação entre empresas e consumidores é um grande caminho a ser trilhado por todos os envolvidos, fornecedores e usuários.

Por parte das empresas, é importante contar com uma equipe profissional de marketing digital que saiba como funciona o Facebook Ads, e todas as nuances que permeiam a publicação de conteúdo atraindo atenção dos consumidores. 

Dessa maneira, o anúncio publicado nas redes alcança o público interessado mais facilmente. Isso ocorre não só por causa da inteligência artificial, mas também pelo algoritmo empregado no sistemas.

Conforme o interesse em um determinado assunto, as propagandas são direcionadas de maneira direta para uma pessoa que está fazendo uma postagem que utiliza, também, a estratégia de SEO. 

Além disso, há a possibilidade de interação em tempo real, o que é muito propício para fazer uma propaganda de cunho direcionado a um lead, ganhando o interesse e propondo uma nova experiência de compra.

Isso pode provocar uma avalanche de outros comentários e, para isso, existe a tecnologia de chatbots e mensageiros automatizados que podem ajudar nas tarefas. 

O alcance promovido a partir da divulgação online

As tendências tomam proporções significativas quando se trata do marketing no ambiente digital e as possibilidades que a tecnologia oferece para atender aos anseios dos consumidores. 

Uma estratégia que está associada às ferramentas tecnológicas, porém com um apelo humano, é a contratação de influenciadores digitais para conversar com diferentes públicos. 

Sendo assim, é importante verificar quais as possibilidades de propagandas quando se investe parte do orçamento da campanha publicitária no Instagram Ads, uma plataforma voltada para fotos, vídeos e, principalmente, influenciadores que associam o nome à marca.

Esse tipo de aplicativo faz parte de uma grande parte de consumidores que já nasceram pós-internet, assim como muitos empreendimentos que se aproveitam dessa nova forma de divulgar.

Muitas pessoas acompanham as redes sociais de marcas, produtos e serviços, mas também estão sempre atentos ao que os influenciadores digitais têm a dizer. 

Afinal, a experiência de uma pessoa pode ser colocada em prática por um consumidor que tem acesso às empresas.

É importante reforçar a interação com o público, assim como nas postagens feitas anteriormente. Aqui as tendências podem ser apresentadas em formas de imagem ou vídeo, e por isso é preciso tomar um certo cuidado quanto ao apuro técnico e as adequações.

Portanto, investir parte do orçamento com profissionais de fotografia pode promover diversos benefícios, pois com um olhar adequado é possível encontrar o melhor ângulo para destacar a beleza de uma roupa, um calçado, ou mesmo um prato de comida ou um lanche.

Utilizando as ferramentas corretas para destaque

O que as empresas precisam entender, dentro das facilidades implementadas pela tecnologia é que o marketing digital pode ser o principal agente para destacar a presença da marca e torná-la referência para o consumidor.

Longe de ferramentas antiquadas como as listas amarelas, livros que reuniam diversas empresas, as plataformas digitais estão à disposição a partir de um celular com acesso à internet no momento em que o usuário precisar.

Por isso é imprescindível levar parte da verba da campanha publicitária para elevar o acesso às lojas virtuais, ao e-commerce ou ao marketplace no qual os produtos e serviços são oferecidos. 

Uma forma de se destacar nos sites de busca está na simplicidade que a própria tecnologia oferece, como anunciar no Google Ads para que a empresa esteja nas primeiras páginas após a pesquisa realizada pelo internauta.

Essa é uma forma de atravessar o algoritmo da ferramenta de busca, pois ele utiliza o próprio SEO para identificar referências que podem ser úteis para quem faz a pesquisa. 

Portanto é preciso garantir que o conteúdo promovido dentro dos sites corporativos e nas lojas virtuais sejam “encontrados” por máquinas que fazem a varredura por toda a internet. Ou ao menos conforme a localização e o que se está pesquisando.

Logo, uma escola primária pode ter maior chance de aparecer para pais e mães preocupados com a educação de uma criança, e uma faculdade se destacar quando um adolescente prestes a concluir o ensino médio faz uma busca sobre vestibular. 

Conclusão

É possível alinhar uma campanha publicitária utilizando a tecnologia disponível com as possibilidades que o marketing digital proporciona. 

Assim como tempos atrás, em que as mídias de divulgação se resumiam a peças publicitárias em jornais, revistas, e durante o intervalo de rádio e TV, nos dias atuais é preciso apelar para a criatividade nos canais digitais.

Afinal, é preciso oferecer uma experiência inovadora, utilizando os equipamentos eletrônicos que estão acessíveis, como:

  • Assistentes virtuais;
  • Computadores e notebooks;
  • Relógios modernos;
  • Tablets e celulares.

A tecnologia empregada nesses equipamentos é que permite uma experiência única e transformadora, elevando o nível do marketing digital a novos patamares para aqueles usuários. 

Por fim, é importante que as empresas saibam usufruir das ferramentas que têm à disposição, ou então os concorrentes vão aproveitar o espaço que não está ocupado. 

Portanto, é importante seguir as diretrizes e colocar em prática o uso das novas ferramentas, emendando as oportunidades que a tecnologia oferece em um marketing digital inteligente, criativo e acessível aos públicos.

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