Mesa redonda ou quadrada: qual modelo escolher para sua sala de jantar?
Confira os prós e contra de cada tipo de mesa
Um dos ambientes mais elegantes de uma casa é a sala de jantar, lugar para fazer as refeições em família, reunir os amigos e fazer eventos comemorativos. Para se ter uma sala de jantar completa é preciso adquirir uma boa mesa — ela é o principal móvel do cômodo.
Uma dúvida muito comum que pode surgir na hora de montar a sua sala de jantar é quanto à escolha do modelo perfeito para o seu espaço. Afinal, qual é melhor? A mesa redonda ou quadrada?
A resposta é: depende. Existem alguns fatores que são determinantes para essa escolha, para além da estética e do gosto de cada pessoa. Porém, conhecendo os pontos negativos e positivos de cada modelo, fica mais fácil escolher a mesa ideal para a sua sala de jantar.
Características de cada tipo
Se a sua dúvida para montar a sala de jantar é quanto ao modelo de mesa, é interessante observar previamente as características de cada uma para só então fazer o investimento.
Mesa redonda
Modelo para quem gosta de inovação e modernidade no ambiente, a mesa redonda é a escolha perfeita.Há uma infinidade de combinações que podem ser feitas com facilidade, já que elas são bem versáteis.
Por conta de o pé ser centralizado, esse tipo de mesa permite mais assentos mesmo quando o espaço é menor. Exatamente por isso ela é mais indicada para lugares de pequeno e médio porte. Vale lembrar que, pela inexistência de cantos, a circulação de pessoas ao seu redor fica muito mais fácil.
Ao mesmo tempo, a mesa redonda pode dificultar o acesso ao centro na hora de servir os alimentos, bem como a comunicação entre as pessoas que estão sentadas. Nesse caso, a solução é usar um centro giratório. Além disso, não dá pra juntar esse modelo com outras mesas, caso você precise de mais espaço.
Mesa quadrada
Um modelo mais clássico e tradicional como a mesa quadrada é outra excelente escolha, principalmente se a sua sala tiver um tamanho médio ou grande. Com os pés distribuídos em seus quatro cantos, esse tipo de mesa oferece mais estabilidade e suporta mais peso.
A quantidade de pessoas, ao contrário do modelo redondo, é definida de acordo com o tamanho da mesa — de quatro, seis ou oito cadeiras. Por outro lado, a mesa quadrada permite ser agrupada a outra mesa quadrada, oferecendo, assim, mais espaço. Outro benefício é que ela pode ser colocada em diferentes posições — ao centro, encostada na parede ou em um canto — sem perder seu estilo e elegância próprios.
E agora, como escolher?
Agora que você já conheceu as principais características de cada modelo de mesa, o próximo passo é olhar para o espaço que você tem disponível para alocá-la na sua sala de jantar. Se a sua sala tem um tamanho reduzido, o mais indicado é optar por uma mesa redonda que te permita colocar mais assentos, bem como facilite a circulação de pessoas.
No entanto, se espaço não é um problema para você e sua sala de jantar tem um tamanho médio ou grande, talvez o modelo quadrado seja mais interessante, ainda mais caso você precise de estabilidade para poder colocar vários pratos e travessas pesadas.
Sabendo disso, coloque na balança os aspectos mais importantes para a sua sala de jantar e opte pelo modelo que mais se adequa às suas necessidades. Porque mais que objeto de design e estilo, a mesa deve trazer conforto e harmonia. A melhor escolha será aquela que oferece tudo isso ao mesmo tempo.