O cachorro não quer comer a ração. O que fazer?

Animais podem parar de comer devido à mudança de ração ou problemas emocionais.

Uma questão que muitos donos de cachorro enfrentam é: o que fazer quando o cachorro para de comer a ração? Afinal, por que isso acontece? Esse é um problema habitual e pode ocorrer com qualquer cão, de qualquer idade ou raça.

A mudança da ração de cachorro que você oferece, ou problemas emocionais são alguns dos motivos que causam a perda de apetite no pet. A boa notícia é que essa questão é reversível. No texto abaixo, entenda os motivos que os levam a parar de comer e o que pode ser feito para que ele volte a se alimentar normalmente.

Motivos

Existe uma série de possibilidades que podem justificar o porquê de o cachorro não estar mais consumindo a ração. Em muitos casos, a falta de apetite é o primeiro sinal de que ele pode estar doente. Se ele sempre comeu normalmente, você não alterou a ração recentemente e ele não viveu nenhuma situação de estresse, ele pode estar com alguma doença.

No caso das doenças que causam febre, enjoo e dor, a perda de apetite é ainda mais comum. Assim, o recomendado é procurar um veterinário o mais rápido possível, para que ele possa avaliar e procurar por outros sinais indicativos de determinada doença no organismo do seu cão.

Mudança de alimentação

Descartada essa possibilidade, existem outras razões que podem justificar a ausência de apetite no seu animal. Uma delas é a mudança de alimentação. Se você trocou a ração que ele costumava comer, sobretudo de uma única vez, é normal que ele não consuma a nova ração de imediato.

Nesses casos, o recomendado é que você faça essa substituição progressivamente, retirando a quantidade da ração antiga aos poucos, à medida que acrescenta a nova. Os cães são bem mais sensíveis à mudança de alimentação do que os humanos, portanto, uma mudança brusca não será prontamente adotada por eles.

Da mesma forma, se você apresentou outra dieta para ele recentemente e que ele tenha gostado, talvez ele possa rejeitar voltar a comer a comida antiga. Isso porque, quando o dono oferece outro tipo de alimento para ele – normalmente, mais palatável e úmido -, ele passa a preferir essa comida mais apetitosa, recusando-se a comer seu alimento habitual.

Ração de má qualidade

Outra possibilidade é que você comprou uma ração de má qualidade, algo que será rejeitado pelo animal completamente. Em muitos casos, essas rações não contêm os nutrientes que os animais precisam consumir ou são feitas com ingredientes que não são palatáveis para eles. Dessa forma, sempre fique de olho na composição das rações que você compra para ele.

Problemas emocionais

Até mesmo problemas emocionais podem justificar a falta de apetite no seu companheiro canino. Como os humanos, os cachorros também podem sofrer com ansiedade e depressão. Isso pode acontecer com eles caso se mudem para uma nova casa, ou fiquem muito tempo sozinhos.

Nesse caso, é importante que você trate desse problema. Procure investir em brinquedos que o distraiam, preferencialmente aqueles em que você interage com eles. Isso pode ser o suficiente para a melhora e volta do apetite.

O que fazer para que ele volte a comer?

Assim como a quantidade de causas, também existem várias medidas que podem ser tomadas para que ele volte a se alimentar adequadamente. No entanto, não misture a ração seca com comida caseira ou úmida. Isso não é adequado porque o tempo de digestão desses tipos é diferente, o que pode produzir fermentação inadequada no estômago e gases.

Já, entre as dicas do que você pode fazer, uma das possibilidades é misturar a ração com água morna. Dessa forma, ela fica mais macia e apetitosa, e você ainda fará com que o seu cachorro se hidrate. Você também pode misturar o alimento com caldo, que não tenha cebola e sal, oferecendo uma nutrição extra ao animal.

Procure manter o cachorro ativo, isso é, incentive ele a fazer as doses diárias de exercícios com caminhadas e brincadeiras ao ar livre. Isso ativa o metabolismo e reforça um estilo de vida saudável.

Não ofereça recompensas em excesso para ele, uma vez que podem deixar o cachorro mal-acostumado e até mesmo se satisfazer apenas com elas. Divida os petiscos em duas partes e, se possível, ofereça aqueles feitos de vegetais desidratados, que contém mais benefícios para a saúde do seu cão.

O mesmo vale para restos de alimentos, que devem ser evitados. Em especial, não ofereça em excesso para ele frutas, laticínios e cereais, que podem fazer mal para a saúde do seu companheiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *