Fleece: tecido é tendência e vai ganhar seu guarda-roupa

Este tecido tecnológico é leve, versátil e fácil de ser lavado, estando presente nas mais diversas peças – como casacos, pijamas, gorros, jaquetas e blusas. Confira porque esta tendência veio para ficar!

As tendências da moda variam temporalmente e dependem da sociedade em que se inserem. Essas variações ocorrem sob diferentes aspectos, desde o tecido até corte, cores, tamanhos e combinações com calçados e acessórios.

Nas últimas duas décadas, o avanço da tecnologia permitiu a criação de tecidos bastante eficientes em diferentes contextos, desde aqueles mais quentes (como ocorre na prática esportiva) até dias de frio, ameno ou intenso, (como o fleece).

Se você adora um bom casaco colorido em dias mais gelados e precisa renovar as roupas no seu armário, confira por que o fleece é o tecido que veio para ficar e merece a sua atenção.

Benefícios

O fleece é um tecido tecnológico criado na década de 1980 e feito de diferentes materiais sintéticos (fibras de poliéster em sua maioria). O principal objetivo deste tecido é evitar a perda de calor pelo corpo, o que ajuda a manter a temperatura e o conforto térmico do organismo.

A principal vantagem deste tecido é que ele é ideal para evitar a perda de calor pelo corpo durante dias frios e, ao contrário de outros tecidos típicos das estações mais geladas, é leve, fácil de lavar e seca rapidamente. É uma ótima opção para quem quer permanecer quentinho e manter o conforto.

Outra vantagem é que o fleece pode ser utilizado em diferentes peças (como pijamas, casacos, gorros, peças esportivas e robes). Além disso, ele apresenta boa compressibilidade (o que torna seu volume extremamente adaptável e fácil para guardar na gaveta, mochila ou mala), o que explica porque ele é tão popular entre os viajantes.

Ademais, este tecido ainda apresenta um toque macio (o que aumenta a sensação de conforto) e protege contra raios ultravioleta (o que garante uma maior saúde da pele). 

Por fim, outro aspecto relevante é a sua boa transpirabilidade, o que propicia uma boa troca de calor entre o corpo e o ambiente e permite que a pele respire. Isso se explica pelos fios mais leves e espaçados entre si, em comparação a outros tecidos. 

Ao evitar o aquecimento excessivo, ele garante a saúde do organismo e uma boa secagem. Quem mora em regiões extremamente frias precisa de peças fleece com uma trama mais densa.

Gramatura 

Uma dica importante na hora de comprar peças feitas de fleece é analisar a gramatura do produto. Quanto menor a espessura, menos preparada é aquela peça para as baixas temperaturas, pois não consegue barrar tão bem a perda de calor do corpo em comparação a espessuras maiores.

Em áreas com frio rigoroso, o recomendado é comprar peças fleece com gramaturas acima de 300. Caso as temperaturas sejam mais amenas, é suficiente adquirir uma gramatura abaixo de 150. 

Ao escolher, tenha em mente que a gramatura tem impacto direto sobre o peso da roupa: quanto maior o peso, maior é a limitação de movimentos que a peça pode trazer. Isso deve ser considerado na hora da compra, considerando qual uso será dado para a roupa.

Como escolher?

Se você pratica atividades físicas com regularidade, o fleece é ótimo para várias delas, sobretudo escaladas e trilhas. Já a blusa, pode ficar bem quando acompanhada por jaquetas e casacos – peças estratégicas tanto nos looks mais casuais quanto naqueles mais específicos, que exigem mais rigor.

As peças fleece também são ótimas para criar camadas de roupa e, assim, dar mais profundidade para o visual, além de permitir diferentes combinações e garantir proteção térmica.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *