Existe ração natural para cachorro?

Opções existentes no mercado são benéficas para a saúde do animal, como controle de peso e pelos mais brilhantes.

A preocupação com a alimentação do seu cachorro é uma das principais de qualquer dono. Afinal, é um dos principais reguladores da saúde do seu companheiro. Sendo assim, quanto mais nutritiva e rica em fibras e nutrientes ela for, melhores são as vantagens para o bem-estar do seu cãozinho.

O que muitos donos podem não saber é que, hoje, é possível encontrar rações naturais no mercado. Ao contrário dos tipos tradicionais, que contêm aditivos químicos em sua fabricação, como aromatizantes, conservantes e corantes, as rações naturais são minimamente processadas. A sua composição é feita de carnes, frutas e vegetais desidratados.

Essa mistura resulta em um alimento com melhor equilíbrio nutricional e que é mais saudável para o cachorro. A ausência dos aditivos também impede que eles tenham alguns problemas de saúde. 

Por exemplo, no caso dos corantes, eles podem causar alergias na pele do animal, uma vez que o organismo reage à presença daquela substância no corpo e tenta expulsá-la de qualquer forma. Como o corante é uma substância usada apenas para adicionar cor à ração e torná-la mais bonita, ele pode ser retirado sem causar problemas na dieta.

Benefícios para a saúde do animal

Uma dieta à base de ração natural proporciona uma série de benefícios para a saúde do seu companheiro. Ela tem determinada quantidade de fibras, minerais e vitaminas, maior do que os modelos convencionais, o que resulta em um valor nutricional mais alto, que é melhor absorvido pelo organismo do cão.

Elas também oferecem a quantidade correta de proteína animal, algo importante para a saúde deles. Com essa dieta melhor balanceada, o animal fica mais disposto para realizar atividades como passear e brincar com o dono.

A ração natural auxilia a controlar o peso, já que a composição dela conta com uma quantidade muito pequena de carboidrato, que promove o aumento de peso. Ela também auxilia no combate de doenças associadas à má alimentação, como pancreatite, diabetes e torção gástrica.

A digestão desta categoria de ração também é mais fácil para o animal. Já que mais nutrientes são absorvidos, o que chega no intestino dele é uma quantidade menor de substância orgânica. Assim, as atividades intestinais não são atrapalhadas e ele não sofre de problemas como endurecimento de fezes, falta de evacuação ou diarreia.

Também é perceptível uma redução nos problemas de pele. A ração natural ajuda a fortalecer o sistema imunológico do corpo do cachorro e, a desenvolver resistência contra infecções de pele e alergias. Elas também colaboram para que os pelos fiquem mais macios, resistentes e brilhantes, além de prevenir a sua queda.

Finalmente, um último benefício notável é a redução do mau hálito do cachorro. Como a ração é feita com alimentos frescos e que não envolvem a presença de aditivos industriais, o mau hálito gerado pelo animal se torna consideravelmente mais fraco.

Como escolher uma ração natural?

Para escolher uma ração saudável, não basta apenas optar por aquela que não tem corante, por exemplo. É preciso averiguar questões como a presença de ingredientes como probióticos e cálcio, que proporcionam alimentação enriquecida para o animal.

Também lembre-se de verificar a quantidade de proteínas e carboidratos, analisando se eles são provenientes de ingredientes de boa qualidade. Muitas carnes magras e ovos orgânicos contêm proteínas que são ideais para a regulação dos hormônios do seu cãozinho.

O segredo é checar a presença e a quantidade de ingredientes que caracterizam uma ração natural e orgânica. Uma boa recomendação é conversar com o veterinário que cuida do seu animal e pedir a ele sugestões adequadas para o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *