Como higienizar e cuidar do seu sofá
Móveis limpos com frequência duram mais, mas é preciso verificar as especificações de cada material.
O sofá é um dos móveis mais importantes da casa. É nele que nos sentamos para ler, ver TV e confraternizar com visitas e com quem mora com a gente. Justamente por isso é inevitável que acumule sujeira.
Mesmo que você seja cuidadoso, precisará limpar o móvel com alguma frequência, o que pode prolongar a vida útil dele. Muitas vezes basta uma boa higienização para que o seu velho companheiro fique com cara de sofá novo.
A seguir, separamos algumas dicas para te ajudar nesta tarefa. Não se esqueça, no entanto, que algumas delas não são indicadas para certos materiais: essa é a primeira coisa que você deve checar antes de começar o trabalho.
Suporte para copos é amigo
Por mais tentador que seja, o ideal é que não comamos ou bebamos em cima do sofá. Mas se você adora tomar um chá, cerveja ou vinho enquanto assiste ao seu programa favorito, vale investir em um suporte para copos, daqueles que ficam no braço do sofá.
Esse acessório evita que o seu móvel fique com as marcas dos copos e também ajuda a prevenir acidentes com as bebidas. Se você não gosta tanto assim do suporte, pode guardá-lo e usar somente quando for beber no sofá.
Ler a etiqueta é indispensável
Se o seu sofá ainda conserva a etiqueta, é muito importante ler o que ela tem a dizer. Ela serve para especificar o material usado para a fabricação do móvel, com indicações sobre a melhor forma de limpá-lo.
Alguns materiais estragam se forem aspirados ou entrarem em contato com a umidade, por exemplo. Nesses casos, você vai precisar limpar o móvel de forma alternativa e, de preferência, pagar por uma higienização profissional periodicamente.
Álcool pode ser utilizado em limpeza a seco
O álcool é um ótimo aliado de qualquer limpeza, principalmente por ser um poderoso desinfetante, tendo ação eficiente contra vírus e bactérias.
Ele pode ser misturado a outras soluções para potencializar a limpeza do sofá. Com um borrifador, também pode ser aplicado a materiais que exigem limpeza a seco. Nesses casos, o álcool precisa ser espirrado a uma certa distância e o excesso deve ser retirado rapidamente com um pano seco.
Aspirador de pó facilita trabalho
Nem sempre a sujeira é aparente, mas o pó certamente vai se acumular no sofá, assim como nos outros móveis. Isso sem falar dos pelos dos bichos — quem tem cachorro ou gato em casa sabe. Por isso, o aspirador de pó é um aliado e tanto para a limpeza de quase todos os tipos de sofá.
A dica é aspirar o móvel sempre que for aspirar a casa. Alguns aparelhos, inclusive, vêm com um bocal específico para limpar o sofá e suas frestas.
Detergente neutro é coringa
Na maioria dos materiais, um simples pano úmido com detergente neutro é suficiente para deixar o sofá brilhando. Com água morna, a espuma também pode ajudar a tirar manchas. Nesse caso use uma esponja, nunca escova.
Vinagre é bom para sofás de tecido
Os sofás feitos de tecido também podem ser limpos com uma mistura de ¼ de vinagre para um litro de água morna, com a ajuda de um pano. Além de remover a sujeira do dia a dia, esse método também pode ser eficiente para tirar manchas.
Amaciante com bicarbonato faz milagres
Para eliminar odores indesejados ou simplesmente deixar seu sofá cheiroso, existe uma mistura caseira perfeita: bicarbonato de sódio e amaciante de roupas. A dica é misturar uma pequena quantidade desses ingredientes com água e aplicar no sofá com a ajuda de um borrifador. Se quiser, também pode colocar um pouco de álcool ou vinagre.
O amaciante também pode ser utilizado para substituir o detergente na limpeza do sofá e de outros móveis revestidos em tecido. O cheirinho fica ainda mais presente.