1.ª mulher vice dos EUA, Kamala Harris também faz história com look da posse

A moda atemporal ganha cada vez mais força e marca a posse do novo governo dos Estados Unidos. Confira mais sobre essa tendência!

A última eleição presidencial dos Estados Unidos trouxe o marco histórico de uma mulher negra assumir a vice-presidência do país pela primeira vez em sua história. Kamala Harris é uma advogada, política e foi a quarta mulher a fazer parte de uma chapa presidencial de um grande partido no país (e a única negra a fazê-lo).

O look escolhido por pessoas públicas em ocasiões marcantes sempre chama  atenção em diferentes momentos históricos e países. Essas ocasiões podem ser desde premiações como o Oscar e o Prêmio Nobel até cerimônias de posse de novos governos. O mais comum é que os visuais tenham um tom mais clássico, mas sempre há espaço para inovações e looks que vão sair do esperado.

Se você curte moda feminina atemporal, o visual de Kamala Harris mostra como é importante pensar bem na hora de escolher as vestimentas para ocasiões históricas como a posse de um novo governo.

Visual da posse

No dia da posse do novo presidente Joe Biden, Kamala Harris vestiu uma roupa em coloração roxa bem vívida e mais escura. O visual da nova vice-presidente dos EUA foi composto de casaco, trench coat, luvas e um bom scarpin.

A cor chamou a atenção já que diferentes tons de roxo remetem ao movimento de sufragistas britânicas do início do século XX, uma articulação que conquistou o direito de voto das mulheres. O direito ao voto das mulheres negras só foi reconhecido nos EUA na década de 1960.

Simbolismo do roxo

Além do simbolismo relacionado ao movimento sufragista, a cor roxa é reconhecida por ser associada à espiritualidade, ao mistério e à transformação. Sendo fruto da mistura entre o azul e o vermelho, o roxo carrega elementos dessas duas cores: o ímpeto e a força do vermelho, a tranquilidade e a delicadeza do azul.

Assim, o roxo é uma metáfora da mistura e da união entre diferentes cores – uma mensagem especialmente importante quando se trata de uma cerimônia de posse, em que um novo governo surge para tentar conciliar um país dividido de forma extremamente evidente nos últimos anos.

Moda atemporal

É verdade que uma cerimônia de posse exige formalidade e o mais comum é que as personalidades envolvidas apostem em modelos clássicos. Mas a moda atemporal não está restrita a ocasiões com este nível de formalidade e ganha cada vez mais espaço nos ambientes e situações cotidianas.

O conceito dessa moda são roupas que durem mais tempo, tanto na qualidade estética (design e cores) como na qualidade de sua matéria-prima. A produção da moda atemporal busca criar roupas que duram entre diferentes estações e não são descartadas. 

Esse movimento visa reduzir os impactos negativos da indústria, que geram resultados danosos não só para a natureza, mas também para os humanos em diferentes lugares do mundo.

Essa tendência surge em um contexto marcado pela busca de roupas e processos produtivos sustentáveis, em que devemos refletir sobre a extração compulsória de elementos da natureza para indústrias como a da moda e sem o descarte excessivo de materiais.

Visuais atemporais

A ideia é ter poucas peças no armário, mas que combinem entre si, o que ajuda a criar diferentes possibilidades de looks sem precisar comprar peças novas. Nesse sentido, as peças devem ser versáteis e preferencialmente práticas.

Algumas peças que costumam aparecer na tendência atemporal são o vestido chemise (confortável e capaz de estar em diferentes estilos e ocasiões, desde as mais básicas até as mais requintadas, quando deve ser combinado com um salto alto), o blazer de alfaiataria (que reúne um visual simples e sofisticado), a T-shirt e a camisa branca (uma das peças mais clássicas e atemporais para se ter no armário).

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *