Smartphone X celular: saiba qual é a diferença entre os aparelhos

Funções, sistema operacional e preço diferem os dois tipos de aparelho. Entenda qual é a melhor escolha para suas demandas.

Aparelhos de telefonia móvel não são mais uma grande novidade há algum tempo. No Brasil, já na década de 90, os celulares estavam disponíveis no mercado, revolucionando a forma como nos comunicamos desde então. Nos últimos anos, entretanto, esse tipo de dispositivo popularizou-se e, hoje em dia, é essencial na vida de muitos de nós.

Quem ainda não tem um celular ou pretende trocar o modelo usado atualmente pode ter algumas dúvidas sobre qual tipo de aparelho adquirir. Entre os principais questionamentos, está a diferença entre o celular e o smartphone. As opções disponíveis no mercado são muitas, desde o celular comum até os smartphones mais avançados. Entenda o que os diferenciam a seguir.

Conceito do celular

Aparelhos de telefone celular são todos aqueles dispositivos móveis que proporcionam ao portador a possibilidade de fazer uma ligação de maneira remota, sem ter uma linha associada a uma residência ou algum endereço comercial. Inicialmente, eles foram desenvolvidos para uso pessoal.

Assim, a função principal desse tipo de aparelho é fazer ligações. Desse modo, um aparelho de celular comum não vem com um sistema operacional instalado e nem suporta sua implementação. Dessa maneira, a conexão com a internet, mesmo o 3G, não pode ser feita nesse tipo de dispositivo.

A ausência de sistema operacional também não permite que aplicativos sejam instalados. Dessa forma, o celular tradicional é uma boa pedida para quem precisa do telefone móvel apenas para fazer ligações e pode abrir mão de ferramentas mais complexas do aparelho. Recursos mais simples, como calculadora e calendário, são comuns nesses modelos.

Telefone inteligente 

O smartphone pode ser considerado como uma evolução direta e linear do conceito elaborado com os celulares tradicionais. Isso porque ele avança a partir das demandas que surgiram dos usuários dos modelos anteriores. 

Na história da telefonia móvel, entre outros avanços, os smartphones representam a virada da tecnologia, em que sistemas operacionais começaram a ser desenvolvidos para celulares.

Na sociedade contemporânea, globalizada e hiperconectada, ter um celular com internet com boa conexão tornou-se indispensável para muitos, com destaque para o mundo dos negócios, no qual os aparelhos são, acima de tudo, ferramentas de trabalho.

Então, o diferencial do smartphone é o sistema operacional. Ele permite que aplicativos sejam desenvolvidos e implementados nos aparelhos, e isso proporciona aos desenvolvedores a confecção de serviços que atendem às demandas de diferentes perfis de usuários deste dispositivo.

Para muitos, um smartphone é a versão de bolso do computador. Chamadas de vídeo, e-mail, edição de imagem e acesso às redes sociais são perfeitamente possíveis por meio dele. Esse dispositivo também realiza ligações como os celulares tradicionais, por meio de uma linha telefônica portátil.

Conteúdo digital

Quando comparamos o celular tradicional e um smartphone, outro diferencial que vale a pena citar é que as funções estão alinhadas não só com as demandas da sociedade e de profissões tradicionais, mas também com a história da própria evolução dos sistemas de trabalho.

Isso porque, cada vez mais, é comum encontrarmos bons exemplos de profissionais que trabalham remotamente, por meio do famoso regime de home office, produzindo conteúdo digital, seja para blogs, canais de vídeo ou plataformas de influência nas redes sociais.

Assim, além de aplicativos que conseguem suprir as demandas desses novos profissionais, os aparelhos oferecem ferramentas que facilitam essa função. Um exemplo disso é a evolução das câmeras dos smartphones que, em muitos casos, não deixam a desejar quando são comparadas com bons equipamentos fotográficos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *