O que é Intenção de Consumo das Famílias (ICF) e como está no Brasil?

O índice serve como termômetro para identificar a intenção da população de consumir a curto prazo

A economia utiliza diversos indicadores para checar como um determinado país se encontra economicamente. Talvez o mais famoso seja a inflação, que afeta diretamente no preço dos produtos, bens e serviços, mas também existem outros que indicam como a população se sente sobre consumir.

Uma das formas de identificar o interesse dela em fazer compras online é conhecer a Intenção de Consumo das Famílias (ICF). Nunca ouviu falar deste índice? Saiba do que ele se trata e como ele está atualmente no Brasil abaixo.

O que é o ICF?

O ICF é uma medição mensal realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Ela tem o objetivo de mostrar como está a intenção e condição de consumo atual e de curto prazo da população, pesquisando a opinião dos consumidores por meio de respostas sobre aspectos de sua vida financeira.

Essa pesquisa é composta por sete itens, abordando pontos como renda, capacidade de consumo, nível de consumo atual e compra a prazo. Apesar de o intuito de medir a intenção de consumo no presente, também é perguntado questões envolvendo expectativas de consumo para os próximos três meses e se há perspectiva de melhoria profissional nos próximos seis meses.

Por fim, também é aferida a percepção da população sobre o momento atual para a compra de bens de consumo duráveis, tais como eletrodomésticos, móveis e carros. A partir das respostas, é possível verificar se houve retrocesso ou crescimento econômico no período.

A análise dos dados do ICF pode ocorrer de duas formas. O primeiro método observa o grau de insatisfação ou satisfação dos entrevistados. Quando o índice fica abaixo de 100 pontos, é sinal de que há uma insatisfação da população. Por outro lado, se ele está acima de 100, então é notada uma satisfação em relação a temas como capacidade de consumo, emprego e renda.

A segunda forma de análise é observar as variações que ocorreram nos resultados obtidos em relação aos meses anteriores. Essa comparação realiza um ajuste sazonal de acordo com o período, já que em datas comerciais específicas, como Natal, é normal que a intenção de consumo seja maior.

Qual a utilidade do ICF?

Uma vez que o ICF é um indicador que acompanha a intenção de consumo das famílias, ele acaba sendo muito importante para o comércio. Isso porque, caso o ICF registre uma diminuição gradual ou brusca na renda ou na estabilidade de emprego, é possível esperar uma queda no consumo.

Dessa forma, o comerciante então pode se precaver e reduzir os pedidos de reposição de estoque, evitando assim ficar no prejuízo. Ao acompanhar os resultados do índice, que funciona como um termômetro de consumo, é possível ter uma visão mais assertiva dos próximos meses dentro da empresa.

Como está o ICF no Brasil em 2022?

Entre julho e agosto, o ICF cresceu 1,1% e alcançou 82,1 pontos, informou o CNC. Esse é o maior patamar atingido pelo índice desde abril de 2020 (95,6 pontos), quando a pandemia da Covid-19 ainda estava no seu início. Em relação a agosto de 2021, houve um crescimento de 17% no valor do índice.

Foi o 12º crescimento consecutivo registrado pelo ICF. Em agosto, o desempenho positivo foi impulsionado por famílias mais otimistas e de rendas mais altas, que estavam dispostas a consumir mais neste mês.

Entre os setes tópicos pesquisados, houve variação positiva em seis deles: renda atual (1,9%), nível de consumo atual (2,8%), emprego (0,9%), acesso ao crédito (1,3%), perspectiva de consumo (0,8%) e momento para duráveis (1,2%). O único tópico que apresentou recuo foi o de perspectiva profissional, com redução de 0,3%.

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