Perguntas frequentes sobre negócios

Uma maneira comum de proteger sua propriedade intelectual e seus negócios é marcando-a. Nomes de empresas, logotipos, produtos e rótulos podem ser marcas registradas. Quais são os benefícios de registrar o nome da sua empresa e como você pode começar? Neste artigo, explicamos como as marcas registradas beneficiam uma empresa, as etapas para registrar uma marca comercial, registrar nome de empresa inpi e muito mais.

O que é uma marca registrada?
Uma marca registrada é qualquer palavra, nome, símbolo, dispositivo ou qualquer combinação dos mesmos adotada e usada por uma pessoa para identificar bens fabricados ou vendidos ou serviços prestados, e para distingui-los de bens fabricados ou vendidos ou serviços prestados por terceiros.

Posso registrar o nome da minha empresa?
Um nome comercial geralmente não é elegível para registro como marca, exceto quando o nome é usado para publicidade ou colocado em produtos, ou seja, quando o nome da entidade é usado para descrever a origem dos produtos ou serviços. Você pode entrar em contato com um advogado para discutir maneiras de proteger o nome da sua empresa e se você deve registrar o nome da sua empresa.

Por quanto tempo uma marca é efetiva?
As marcas registradas são efetivas por um período de 5 anos antes que a renovação seja necessária. O período de 5 anos começa na data em que é arquivado em nosso escritório.
Todas as marcas registradas devem ser renovadas até a data de aniversário de 5 anos para estender o período de vigência por mais 5 anos. A marca registrada deve ser renovada durante o período de 180 dias antes da data de expiração ou a marca registrada expirará. Marcas expiradas não podem ser renovadas. Você precisaria registrar novamente como uma nova marca registrada.

  • Forneça clareza: a marca registrada do nome da sua empresa evita que seus consumidores se confundam com outra empresa, o que pode afetar suas vendas.
  • Impedir ações legais: se você e outra empresa tiverem o mesmo nome ou nome semelhante em seu setor, é possível que você se abra a ações judiciais ou ações legais sem uma marca registrada. Depois de se registrar, você poderá tomar medidas legais se outra empresa usar seu nome comercial.
  • Atrair investidores: é mais provável que os investidores contribuam com fundos para o seu negócio se você tiver um nome comercial com marca registrada, pois você pode fornecer prova de propriedade.
  • Construa sua marca: a marca registrada cria a identidade da marca utilizando logotipos, fontes e cores alinhados ao lado do nome da marca registrada. Construir uma marca forte com um nome comercial de marca registrada permite que você influencie como seus consumidores se sentirão quando virem sua marca.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *