Lounge intimista para receber os amigos

Mais conforto para viver bons momentos, mesmo dentro de casa

Uma casa deve oferecer o máximo de conforto, afinal, trata-se do nosso lar, onde temos abrigo e proteção física e emocional. Em se tratando desse sentimento de aconchego, existe um espaço que consegue oferecer, ao mesmo tempo, conforto e descontração: o lounge.

Esse espaço é ideal para receber os amigos, colocar o papo em dia, tomar um café ou ainda beber aqueles bons drinks. Um bom sofá, um lustre pendente e mantas fofas, por exemplo, são alguns itens que fazem toda a diferença.

Seja na varanda ou em uma das laterais da sala de estar, é possível criar um lounge dentro de casa e ter um ambiente intimista e descontraído para receber quem você mais ama.

Montando um lounge em casa

Antes de sair por aí comprando móveis e objetos decorativos, é interessante fazer um planejamento prévio de como será o seu lounge. O mais indicado para tanto é contratar um arquiteto ou decorador de ambientes. Eles saberão como deixar o seu espaço mais funcional, mas sem perder o conforto.

Tendo um projeto pronto em mãos fica mais fácil entender quais mudanças precisam ser feitas, se há a necessidade de pintar as paredes, trocar o piso ou o revestimento, fazer uma separação de ambiente com aplicação de uma porta ou mesmo com um móvel etc.

Esse é o primeiro passo para montar qualquer cômodo de maneira inteligente e do jeito que você deseja e precisa. Lembre-se também de escolher uma paleta de cores que considere tanto as paredes, quanto cortinas, tapetes, sofá e demais móveis, de modo a harmonizá-los e fazer os devidos contrastes.

Vale dizer que um espaço mais intimista requer uma iluminação adequada, com luzes indiretas e de tons amarelados. 

Sofá e assentos

Por ser um lugar para reunir pessoas, o lounge precisa ter pelo menos um móvel maior, como um sofá. A peça pode ser mais sóbria, em tons neutros e claros, como creme, branco, cinza ou ainda tons fortes e terrosos, como vinho e terracota. 

Ele pode ser de lona, tecido, mais fofo ou rústico, contanto que considere o conforto em primeiro lugar. Puffs e poltronas também podem fazer parte do ambiente. Você pode ainda acrescentar banquetas para descanso dos pés – um conforto a mais que faz muita diferença.

Móveis de apoio

Ter uma mesinha de centro é indispensável em um lounge, pois ela ficará encarregada de manter as comidas e bebidas devidamente organizadas e acessíveis para todos.

Um móvel como uma bancada lateral, por sua vez, também pode ajudar nesse e em outros tipos de organização – de jogos, máquina de café, som, CD’s, livros, porta-retratos ou qualquer outro acervo de decoração que você tenha e goste de deixar visível para os seus convidados.

Iluminação

Como já foi dito, a iluminação de um espaço como um lounge deve ser mais intimista. Portanto, sugere-se fazer o uso de luzes amareladas e difusas no teto, de modo a não clarear todo o ambiente por igual, mas criar pontos de luz em alguns lugares específicos.

O uso de luzes pendentes também é uma ótima escolha. Existem diversos modelos que podem deixar o espaço mais glamuroso ou descolado, a depender da sua personalidade. 

Tapete e cortina

O tapete é um dos itens que dispensa comentários e que faz toda a diferença no ambiente, trazendo um toque extra de conforto. Por isso mesmo é algo que deve estar presente no seu lounge em casa.

As cortinas, por sua vez, vão depender do tipo de espaço que você tem disponível, mas também trazem o aconchego essencial a este tipo de ambiente. Vale lembrar que a escolha tanto do tapete quanto da cortina devem respeitar a paleta de cores escolhida para não pesar e quebrar com toda a harmonia do ambiente.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *