Saiba como uma máquina de lavar funciona

Eletrodoméstico deixa de molho, lava, enxágua e centrifuga diferentes peças. Alguns também contam com a função de secar.

Só quem já precisou lavar uma calça jeans ou uma toalha de banho na mão sabe o quão valiosa é a máquina de lavar roupas! Versátil, resistente e extremamente prática, a lavadora de roupas facilita o nosso dia a dia e permite a economia de tempo com algo que é bem chato de ser feito: higienizar as peças que vestimos!

Há tantos modelos no mercado, com capacidade variada, abertura frontal ou superior, água quente ou fria, opções que lavam e secam. Antes de escolher qual deles comprar, que tal entender como a máquina de lavar funciona? Essa informação pode ser preciosa para a sua tomada de decisão!

Lavagem

A fim de remover as sujeiras das peças mais leves até as mais pesadas, as lavadoras de roupa contam com diferentes capacidades físicas, medidas em quilos, e ciclos de lavagens.

No ciclo mais longo, por exemplo, destinado às peças mais sujas, a roupa pode passar por até três processos de lavagem, intercaladas com períodos de “molho” para amolecer a sujeira.

Nas máquinas automáticas, em especial aquelas que têm abertura superior, a lavagem ocorre por agitação ou turbilhonamento. De forma simples, a roupa é agitada para que a sujeira se desgrude.

Esses eletrodomésticos não precisam da interferência do usuário e contam com compartimentos para colocar sabão em pó ou líquido, amaciante e alvejante, utilizados nas lavagens em momentos específicos.

Nos modelos com tampa superior, é possível abrir a máquina durante o processo de lavagem, interrompendo o funcionamento dela, para colocar ou tirar alguma peça, por exemplo.

As máquinas que contam com abertura frontal não têm essa possibilidade. Geralmente, nesses casos, a roupa é higienizada por tombamento, ou seja, por meio da fricção entre as peças, conforme o tambor gira.

Centrífuga

Aqui, a explicação é física: a aceleração do tambor faz com que a água seja separada da roupa, facilitando o processo de secagem. Quanto mais quilos a máquina aguenta, mais potente é o motor para garantir a lavagem e a centrifugação. Com isso, as roupas saem praticamente úmidas.

Máquinas inteligentes

As lavadoras antigas usavam uma quantidade de água determinada para cada ciclo de lavagem. Assim, acabavam gastando muitos litros desse recurso tão precioso.

Sem contar que os ciclos mais longos demandavam maior gasto de energia elétrica também. Assim, famílias que precisavam usar o eletrodoméstico várias vezes viam a conta subir exponencialmente no final do mês.

Hoje, as máquinas contam com sistemas inteligentes, que calculam o peso da roupa que está no tambor e, dessa forma, providenciam o uso racional de água para apenas o necessário.

Os novos equipamentos também passam por diversos testes para pouparem mais energia. No entanto, as máquinas que contam com secadora ou água quente podem consumir mais que os outros modelos simples.

Curiosidades

As lavadoras de roupa contam com estruturas de concreto em seu interior para fazer contrapeso com o motor e o tambor. Dessa forma, durante o processo de lavagem e centrifugação, o aparelho não tomba nem sai “andando” pela casa.

Assim como ocorre nos carros, as máquinas de lavar contam com câmbio e amortecedor no motor. Os fabricantes recomendam encher a máquina com 60% da capacidade total do tambor para garantir que ela atinja o peso máximo suportado quando estiver cheia de água. Acima disso, você pode danificar e sobrecarregar o eletrodoméstico.

Quem optar por uma máquina que usa água quente ou lava e seca também deve se atentar às especificações da tomada, já que esse tipo de aparelho usa mais energia e demanda uma tomada de 20 amperes, para pinos mais grossos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *