Fritadeira elétrica: como usar? Quais pratos fazer com ela?

Se você adora cozinhar e fica sempre ligado naqueles programas de competição culinária na TV, confira algumas dicas para usar a fritadeira elétrica de forma fácil e preparar alimentos saborosos!

Nos últimos anos, cresceu em escala global os programas televisivos de competição para ver quem prepara o melhor prato para um grupo de jurados. Cresceu o consumo de conteúdos relacionados à cozinha e como preparar refeições mais equilibradas de forma prática e simples.

Muito se fala sobre a necessidade de uma dieta balanceada, mas é difícil encontrar quem não goste de uma fritura (mandioca, batata, queijo provolone, frango, entre outras iguarias). Além de ser extremamente fácil, frituras têm um sabor especial e uma crocância difícil de encontrar em outros alimentos.

Contudo, é preciso cuidado porque esse é o tipo de comida que prejudica a saúde, quando é consumida de forma regular. Por isso, se você adora beliscar uma fritura ocasionalmente, mas se preocupa com a sua saúde, confira como utilizar uma  fritadeira elétrica e, assim, poder preparar frituras deliciosas sem prejudicar tanto a saúde.

Como usar?

A fritadeira elétrica (ou air fryer) sem óleo é uma forma simples de preparar alguns petiscos deliciosos. Na prática, esse equipamento possui um sistema de aquecimento de ar em alta velocidade, o que a torna praticamente uma assadeira capaz de deixar a comida super crocante — como se ela tivesse sido realmente frita em óleo. 

Outra vantagem desse eletrodoméstico é que ele possui filtros de ar, o que impede que a sua cozinha permaneça com aquele cheiro de gordura durante horas após a refeição.

Antes de ligar a sua fritadeira elétrica, é necessário verificar se as voltagens de sua cozinha são compatíveis com aquelas indicadas pelo fabricante. Se você constatou serem correspondentes, pode deixar a fritadeira esquentando (sem óleo) enquanto você vai preparando os alimentos que serão fritos.

Um cuidado simples e fundamental para fazer a sua fritadeira ter mais tempo de vida útil é limpar o interior dela antes de colocar qualquer alimento. Quando os alimentos estiverem prontos e a fritadeira tiver esquentado suficientemente, basta abrir a bandeja e colocar o alimento. 

Em seguida, é preciso configurar por quanto tempo a fritadeira vai funcionar (como seria feito em um micro-ondas, por exemplo). Agora, basta aguardar esse tempo e desfrutar a refeição! 

Uma dica simples e eficiente é agitar um pouco os alimentos enquanto eles estiverem sendo fritos no interior da air fryer, pois isso garante um resultado mais homogêneo.

Muita gente fica na dúvida se pode abrir a bandeja enquanto a fritadeira estiver funcionando. A resposta depende do modelo da sua fritadeira. Por isso, é importante verificar o manual de instruções do equipamento antes de fazer isso.

Que pratos?

Uma das receitas mais clássicas e adoradas que podem ser feitas de forma fácil na air fryer é a boa e velha batata frita. Basta picar 200 gramas de batatas descascadas no formato de palito, lavá-las, secá-las e pincelar cada uma delas com um pouco de azeite de oliva utilizando um pincel de silicone. 

Em seguida, pré-aqueça a fritadeira a 200°C entre 4 a 6 minutos. Então, pode colocar as batatas e reduzir a temperatura para 180°C. Por fim, programe o timer entre 18 a 25 minutos e  mexa a air fryer a cada dez minutos. Quando estiver pronto, lembre-se de adicionar uma pitada de sal e pode se deliciar.

Outro prato delicioso para preparar nessa fritadeira é o kibe. Comece pré-aquecendo esse aparelho a 200°C entre 4 a 6 minutos.  Em seguida, coloque 200 g de trigo para kibe em uma travessa e despeje água fervendo sobre ele. Deixe o kibe descansar durante cinco minutos e então o esprema bem em um pano de prato limpo para tirar a água em excesso.

O próximo passo é adicionar 200 gramas de carne moída, meia cebola bem picada, uma colher de sopa de farinha de trigo, os temperos a gosto (como hortelã, pimenta-de-cheiro e sal) e misturar bem. 

A última etapa é enrolar no formato de mini kibe e colocar na fritadeira por 20 minutos, lembrando de mexer constantemente para que o prato final fique mais homogêneo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *