Sommelier de cervejas: conheça a profissão
O especialista em cerveja e harmonizações atua em diversas áreas do ramo cervejeiro.
É provável que você tenha ouvido falar em sommelier e, de imediato, associe a profissão aos conhecedores de uísques e vinhos. Entretanto, existem sommeliers para todo o tipo de bebida alcoólica, inclusive para a preferida dos brasileiros: a cerveja.
A profissão surgiu há mais de cinco séculos para atender às necessidades da nobreza europeia da época. Na era medieval, era comum que pessoas se intoxicassem com comidas ou bebidas envenenadas, devido às condições ruins de conservação, e aí surge o sommelier.
Na época, os nobres tinham profissionais que provavam as comidas e as bebidas antes de serem consumidas por eles, para garantir a segurança. Ao longo do tempo, essa atividade foi se desenvolvendo até que a figura do sommelier começou a aparecer em bons restaurantes na França.
Prova de cervejas e mais
É comum que se associe a profissão de sommelier exclusivamente à prova de bebidas e, apesar de isso ser parte da rotina do profissional, essa é apenas uma de suas atividades do cotidiano.
A degustação é o ponto inicial do trabalho. Por meio dela, o sommelier auxilia na escolha da carta de bebidas de um estabelecimento ou ajuda um consumidor a fazer um pedido com base em seu gosto pessoal, por exemplo. Além disso, é papel do profissional entender a harmonização das cervejas, desde a interação entre mais de um tipo até pratos que combine com a bebida sugerida.
O sommelier de cervejas ainda pode atuar fora do restaurante e prestar serviços a diversas outras empresas do ramo cervejeiro. De qualquer maneira, ele vai usar a sua expertise para fazer da experiência do consumo a melhor possível. Mesmo o armazenamento e a conservação da bebida podem ser acompanhados por um sommelier.
Estudo do universo das cervejas
A profissão de sommelier é regulamentada, portanto, aqueles que desejam atuar na área devem ter formação profissional. No entanto, não é exigido que a pessoa tenha nenhum curso universitário ou técnico para atuar na área. A maioria dos cursos determina que aqueles que tiverem concluído somente o ensino médio podem ingressar nas aulas.
De maneira geral, um bom curso de sommelier de cerveja vai preparar para a criação de ferramentas que o permitam se aprofundar no universo das cervejas. Além de poder descrever, orientar, harmonizar, identificar e sugerir tipos de cerveja, parte dos estudos ainda ensina como relacionar a cerveja com outras bebidas, desde cafés até vinhos e destilados.
Mas nem todo mundo que faz o curso quer necessariamente atuar na área. Nos últimos anos, testemunhamos um crescente interesse pelo mercado das cervejas importadas, especiais ou artesanais, e isso tem gerado uma cultura cervejeira contemporânea, que valoriza o conhecimento em torno da bebida.
Por isso, é cada vez mais comum que vários alunos dos cursos de sommelier de cerveja estejam se aprimorando para enriquecer o conhecimento próprio, organizando melhor seus eventos pessoais, além de auxiliar amigos e familiares nessas atividades. Aliás, muitos famosos estão aderindo à onda e fazendo o curso por hobby.
Já outros fizeram o caminho inverso: tornaram-se famosos por serem bons sommeliers, como é o caso de Gil Lebre. Morando na cidade de Niterói, no estado do Rio de Janeiro, Lebre, além de sommelier, se tornou blogueiro de cerveja. Entre menções e prêmios, ele acumula o título de Campeão Brasileiro Sommelier de Cervejas 2015, sendo Sommelier em Destaque Veja Rio 2018.
A fama no segmento ainda proporcionou ao jovem abrir seu próprio negócio: uma cervejaria na cidade do Rio de Janeiro com uma carta de cerveja exclusivamente organizada por ele.