Por que a Black Friday é uma data tão esperada?
Dia é considerado o mais relevante para o varejo tanto por lojistas quanto por consumidores.
A Black Friday é uma das principais datas comerciais de vendas em diversos países, inclusive no Brasil. Por aqui, o faturamento chegou a R$ 4 bilhões em 2020, um recorde mesmo em ano de crise por conta da pandemia de coronavírus, sendo que a maior parte das vendas foram feitas por e-commerce.
Para a Black Friday 2021, é estimado que o faturamento bata novos recordes. Ou seja, a data e todo o mês de novembro são marcantes tanto para lojistas quanto para os consumidores, que esperam ansiosos pelo momento. Entenda por que a data é tão relevante assim!
A importância da Black Friday para os consumidores
A Black Friday tem sua origem nos Estados Unidos e chegou ao Brasil em 2010. Mesmo com as polêmicas envolvendo fraudes nos primeiros anos, a data se consolidou como uma das mais importantes para o varejo e hoje movimenta praticamente todo o comércio brasileiro, independentemente do tamanho ou do produto vendido.
Hoje em dia, é comum muitas pessoas aguardarem a Black Friday para comprar seus itens de desejo, principalmente aqueles com maior custo de aquisição, como eletrônicos e eletrodomésticos. Por isso, a data é sempre muito esperada pelos consumidores que, além de conseguirem comprar inúmeros itens com desconto, também conseguem aproveitar outras condições de venda.
Como a maior parte das lojas oferecem descontos durante a Black Friday, a concorrência cresce cada vez mais, fazendo com que muitos e-commerces ofereçam também a possibilidade de frete grátis, entrega mais rápida e pagamento facilitado.
Por isso, para os clientes que querem, de fato, economizar em suas compras, vale a pena aguardar até a Black Friday para conseguir o melhor custo-benefício.
A importância para o varejo
Se a data já traz inúmeros pontos positivos para os consumidores, imagine só para o varejo. Além do faturamento mais alto, muitas vezes maior que o de todo o ano até novembro, a Black Friday proporciona outros benefícios.
Por exemplo: a Black Friday consegue atrair novos clientes, melhorar o relacionamento com os antigos e aumentar o valor do ticket médio das compras. Muitas vezes, aquele cliente que comprou pela primeira vez na Black Friday se tornará consumidor assíduo da loja.
Dessa forma, os benefícios para os varejistas e lojistas vão muito além do faturamento, pois contribuem para fortalecer a marca e sua relação com o cliente, promovendo também maior divulgação e boa reputação da loja.
A preparação para Black Friday
Sendo uma data tão importante, é esperado que tanto as lojas quanto os consumidores se preparem para esse festival de descontos e vendas.
Para isso, é preciso que as lojas entendam seus clientes, as tendências de compras e a melhor forma de agradar os consumidores nessa época, lembrando que a concorrência de preços aumenta muito durante o período. São muitos detalhes a serem organizados e, por isso, essa preparação começa muito tempo antes de novembro, para que a empresa saia lucrando na data mais importante do ano.
No caso dos consumidores, o primeiro ponto para se preparar para a Black Friday 2021 é listar os itens de desejo, pesquisar qual deseja adquirir e comparar itens, considerando tanto os preços quanto outras condições. Assim, é possível encontrar sempre o melhor custo-benefício, economizar muito e comprar tudo o que deseja sem comprometer as finanças.
Deu para notar que não é à toa que as lojas e e-commerces investem pesado nas promoções e nas divulgações da Black Friday, não é? Durante a data, tanto o varejo quanto os consumidores saem ganhando, fazendo com que o momento se torne importante no Brasil e no mundo.