Futuro da embalagem de e-commerce: tecnologia e design

Se tivéssemos binóculos que pudessem ver o futuro das embalagens, como seria? Com base no que sabemos até agora, não é tão difícil imaginar.

Ao analisar a tecnologia emergente, as tendências globais de embalagem e as projeções de mercado, podemos ter uma boa ideia de como será a indústria de embalagens em 2028 e além.

Neste artigo, abordaremos tudo, desde sustentabilidade, design (embalagem inteligente) até fabricação (automação de máquina) e operações (tecnologia de IA e blockchain) e muito mais.

O que é In-Store for Design?

Nos próximos dez anos, os provedores de serviços – não os vendedores de produtos – assumiram o trono. Portanto, os futuros consumidores poderão desfrutar de uma experiência de compra com tudo incluído.

Em vez de, por exemplo, alguns itens de cabelo e beleza de marca, será comum oferecer experiências de cuidado pessoal de amplo espectro que vão além da marca e atraem os clientes mentalmente, emocionalmente e sensualmente.

Exemplo de experiência completa de branding

Com os novos avanços tecnológicos, haverá uma mudança da produção em massa para embalagens de marcas inovadoras e especializadas para servir produtos e serviços específicos.

Remodelando a embalagem

Embora todos reconheçamos nossas clássicas caixas de papelão, sacolas e garrafas, o futuro pode estar remodelando esses clássicos com os quais todos crescemos. Hoje em dia existem os mais variados tamanhos e materiais, até mesmo uma embalagem para café personalizada vai estar mudando com o passar do tempo.

Com as crescentes demandas dos consumidores, surge uma necessidade crescente de conveniência. A conveniência exige atualizações inovadoras e avanços tecnológicos que abram novas portas de oportunidades para os negócios.

Vamos explorar algumas mudanças que podemos esperar ver na indústria de embalagens.

Embalagem Dissoluvel

O uso de matérias-primas extraídas de algas, adoçantes naturais e corantes naturais a partir de cascas de frutas e vegetais mostra um grande potencial para oferecer à indústria alimentícia uma variedade de opções no que diz respeito a cores, designs e muito mais.

As embalagens comestíveis foram exploradas e continuam a estabelecer credibilidade e funcionalidade com bolhas de água comestível que entraram no mercado em 2013.

A redução do desperdício não se limita à indústria de alimentos e bebidas, mas também aos utensílios domésticos.

Vimos um grande surgimento de embalagens solúveis em água para lava-louças e detergentes para a roupa, e isso está se tornando mais normalizado e parte da tendência com o passar do tempo.

Itens como sacolas, embalagens take away e talheres feitos com amido de milho estão ganhando cada vez mais atenção em diversos setores, principalmente em fast food.

Do ponto de vista do cliente, isso parecerá uma opção atraente devido ao crescimento do consumidor ecologicamente consciente.

Embalagem que economiza espaço

Armazenar e transportar grandes quantidades de embalagens também é visto como menos ecológico, já que aviões, barcos e caminhões transportam pacotes para armazéns de massa para serem armazenados e acabam em um aterro se o estoque não for vendido ou os clientes colocarem as mãos nas embalagens dos produtos eles não veem uma utilidade para.

Especialmente na indústria de embalagens de alimentos e bebidas, muito vai para o lixo. Vendo um aumento nas embalagens com economia de espaço para reduzir o transporte de massa, armazenamento e desperdício.

Então, o que embalagens com economia de espaço significam para a indústria de design de embalagens? Diga adeus ao design do frasco que todos nós conhecemos e amamos.

Estamos procurando embalagens mais quadradas ou retangulares para fins de empilhamento e armazenamento. Esta não parece a mudança de design mais empolgante, considerando que há algum tempo temos embalagens quadradas ou retangulares para bebidas.

No entanto, esse conceito já está ganhando bastante atenção. A Boxed Water se tornou muito popular entre as plataformas de mídia social desde seu lançamento em 2009. Esse conceito já está começando a se tornar uma norma nas indústrias de bebidas e bebidas.

As bebidas embaladas também estão vinculadas à sustentabilidade porque o uso de plástico para a produção de bebidas embaladas é significativamente reduzido, deixando para o papel e o alumínio fazerem o trabalho.

Embalagem Inteligente

Também conhecida como embalagem inteligente e ativa, a embalagem inteligente está tendo um enorme crescimento na indústria de embalagem hoje.

Da perspectiva do consumidor, a embalagem inteligente oferece muitos benefícios de valor agregado, incluindo experiências aprimoradas de desembalagem, visuais atraentes, preservação e proteção do produto, autenticação, segurança e conectividade.

Com a oportunidade de acompanhar o comportamento do consumidor com mais comodidade, esse tipo de embalagem oferece uma experiência mais customizada para o seu mercado-alvo, permitindo que as empresas atendam às demandas dos consumidores de forma mais eficaz.

Embora a embalagem inteligente não ofereça novos formatos aos nossos clássicos, ela reformula o propósito e as capacidades da embalagem, permitindo que a indústria de embalagens explore o desconhecido.

Podemos ver a implementação de duas tecnologias primárias: eletrônica impressa e nanotecnologia.

Eletrônica impressa

A eletrônica impressa é vista na forma de comunicação de campo próximo (NFC); identificação por radiofrequência (RFID); inteligência ambiental; LEDs / OLEDs inteligentes; e fontes de energia compactas, telas, sensores e armazenamento de dados, oferecendo aos consumidores um nível de interação nunca visto antes.

Materiais avançados e eletrônicos impressos com LEDs / OLEDs inteligentes trarão um novo nível de interação com o produto, infoentretenimento, recursos digitais de vendas e conexão online.

Em termos simples – telas ativadas por sensor que fazem parte do design da embalagem e grande parte da experiência do cliente.

Recentemente, Karl Knauer e INURU GmbH fizeram parceria para criar um rótulo Coca-Cola iluminado usando OLEDs impressos , recebendo o Prêmio Alemão de Design por seu trabalho inovador.

Nanotecnologia

O mercado de nanorevestimento está tendo o crescimento mais substancial de quase 25% CAGR, com o nanorrevestimento anti-impressão digital no topo da lista para vários setores, incluindo embalagens.

A nanotecnologia também será usada na redução do desperdício de embalagens e na sustentabilidade, com bio-nano compósitos tendo o potencial de substituir o plástico não biodegradável à base de petróleo.

Com a passagem de um cartão ou a leitura de um dispositivo inteligente, por exemplo, a embalagem fornecerá:

  • rastreamento avançado
  • proteção a roubo
  • Informações adicionais
  • visuais dinâmicos
  • conexão online
  • interação integrada de produto
  • monitoramento ativo

E muitos outros recursos inovadores

Nos próximos anos, nano materiais com propriedades protetoras serão usados ​​em embalagens higiênicas e antibacterianas, especialmente para produtos médicos, farmacêuticos e alimentícios.

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