5 maneiras de aproveitar ao máximo a leitura em casa durante o surto de Coronavírus

O coronavírus causou um número sem precedentes de fechamentos de escolas em todo o país. Estamos empenhados em garantir que as crianças continuem a aprender em casa. Estas 5 dicas fáceis de nossos especialistas podem manter os jovens alunos engajados na leitura.

Fique confortável 

Passe alguns minutos preparando um aconchegante recanto de leitura em casa para o seu filho. Isso ajudará a definir o tom para a hora da história e tornar esses momentos ainda mais especiais. Mesmo se o seu filho for autista, fazer a alfabetização de autista com a leitura de livros e muito mais, é super importante.

Você sabia? Quase 90% do desenvolvimento do cérebro acontece aos 5 anos de idade, portanto, os primeiros anos são fundamentais para o sucesso futuro de uma criança. Promover o amor pela aprendizagem desde cedo é a chave para melhorar a alfabetização na América e garantir o sucesso de nossos filhos na escola e na vida.

Mas perder o aprendizado e a leitura agora, devido ao coronavírus, pode ter um impacto devastador no crescimento das crianças.

Misture tudo

Além de reler histórias bem-amadas, coloque na mistura alguns livros novos que estão além do nível de leitura atual de seu filho.

Infelizmente, milhões de crianças americanas não têm um único livro em casa. Apesar de nosso trabalho em mais de 200 comunidades rurais em toda a América, onde os recursos são escassos, Save the Children ajuda dezenas de milhares de crianças todos os anos por meio de visitas domiciliares, troca de livros, atividades educacionais, grupos de apoio aos pais e muito mais.

Durante esta pandemia, Save the Children tem trabalhado para apoiar as crianças mais vulneráveis ​​em algumas das comunidades rurais mais pobres da América. Estamos  entregando livros e comida para crianças  que podem ter dificuldades para ter acesso a ambos enquanto as escolas estiverem fechadas.

Cubra o básico 

As capas dos livros contêm informações valiosas, como o título do livro, autor e ilustrador. Pode ser divertido criar um tema de história em torno de um autor ou ilustrador favorito.

Nossos especialistas também desenvolveram listas de livros para jovens leitores que falam sobre momentos culturais importantes, como  o Mês da História Negra  e  a igualdade de gênero.

Leia nas entrelinhas

É normal fazer uma pausa sempre que necessário para explicar conceitos novos ou confusos levantados ao longo de uma história. A introdução de novas palavras oferece uma boa oportunidade para fazer uma pausa com seu filho para ajudá-lo a compreender o vocabulário.

Embora o fechamento de escolas continue a atrapalhar a educação das crianças, há um risco crescente para o bem-estar psicológico das crianças. É importante procurar sinais nas crianças que possam indicar que estão lutando para processar as mudanças complexas que estão acontecendo ao seu redor. Nossos especialistas oferecem  dicas para ajudar as crianças a entender transições difíceis , como o fechamento de escolas devido ao coronavírus.

Relacione a história com a vida real 

Independentemente do livro, da não-ficção ao conto de fadas, tente encontrar uma maneira de relacionar a história a uma experiência da vida real que seu filho possa ter tido. Isso ajuda a desenvolver habilidades de pensamento crítico.

A realidade da vida durante o coronavírus pode ser difícil de explicar às crianças. Para ajudar, reunimos 7 dicas simples sobre como falar sobre o coronavírus com as crianças de sua vida .

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *