4 dicas para organizar seu guarda-roupa de casal

Confira os principais passos para manter o armário em ordem e garantir a arrumação do quarto.

O quarto é o espaço mais destinado ao descanso e à privacidade em uma casa. Visitado por poucas pessoas, o cômodo oferece um ambiente aconchegante e confortável para permitir um bom descanso e a construção mais íntima da vida a dois.

Manter um quarto organizado pode ser um desafio, especialmente se o casal tem uma vida agitada e permanece a maior parte do dia fora de casa. Alguns espaços do cômodo são especialmente desafiadores, como é o caso do guarda-roupa, compartilhado entre o casal. Se você possui dificuldades em manter o interior do móvel organizado, confira algumas dicas para realizar a tarefa.

Esvaziar e limpar

O primeiro passo para manter a organização do seu guarda-roupa é esvaziá-lo e selecionar as roupas que devem permanecer, separando as que devem ser doadas ou descartadas. Se houver indecisão sobre algumas peças, pergunte-se qual foi a última vez em que você usou aquela roupa e se possui outras parecidas.

Se uma peça estiver com algum furo ou mancha, é importante se perguntar se vale a pena arrumá-la. Muitas vezes, a dificuldade de se desapegar de algumas peças é uma das grandes razões que levam o nosso guarda-roupa a ficar desorganizado.

Uma das regras de ouro da organização é: menos é mais. Selecionar bem quais roupas, lingeries e calçados permanecem no seu guarda-roupa vai, certamente, te ajudar a ter mais espaço e ordem. 

Proteja roupas delicadas 

Algumas peças requerem mais cuidado na hora de serem guardadas, pois são feitas de tecidos mais delicados e possuem detalhes ou costuras que podem se desfazer mais facilmente. Alguns exemplos são roupas e acessórios de festa, pois normalmente contêm aplicações de pedrarias, paetês, etc.

Por isso, é recomendável proteger essas peças com capas. Se o armário tiver altura suficiente, é melhor guardar essas roupas no espaço maior do guarda-roupa, para que elas não fiquem com partes dobradas ou amassadas.

Se o seu armário não tiver a altura necessária, dobre as peças pela cintura e coloque-as em cabides que não deixem a peça escorregar, como os de veludo, por exemplo. É importante guardar essas peças mais delicadas em áreas do armário que você não costuma mexer diariamente. Isso ajuda a manter a organização desse espaço e a conservação de roupas mais sensíveis.

Aposte nos organizadores

Os organizadores são ótimos para manter o armário em ordem. Alguns exemplos são as colmeias, os cestos e as caixas. Itens como lenços e gravatas precisam de organizadores especiais. Vale também usar a criatividade para reutilizar objetos. Potes de vidro de geleias e azeitonas são um ótimo exemplo, já que podem ser usados para guardar acessórios de cabelo, bijuterias e outras miudezas.

Guarde corretamente

Selecionadas todas as peças que permanecerão no seu guarda-roupa, algumas medidas simples podem te ajudar a mantê-lo em ordem. Uma delas é colocar etiquetas de identificação nas gavetas e espaços, que devem ser organizados por tipos de peças.

Outra dica simples e super eficaz é padronizar os cabides que serão usados. Além de encaixar melhor as roupas (especialmente as mais pesadas, como casacos), eles também melhoram a organização visual do espaço. Roupas de festa e peças delicadas devem ser colocadas em cabides específicos. Apesar de alterar o visual em relação aos outros cabides, isso garante que elas sejam conservadas por mais tempo, evitando  deformidades nas peças.

Lembre-se de alterar a localização das peças de acordo com a estação. As peças mais utilizadas em cada momento do ano devem ser acessadas mais facilmente, evitando o ato de revirar o interior do armário para encontrar a peça desejada. Por fim, coloque as peças que permanecem na parte superior do armário em caixas plásticas transparentes, com pequenos orifícios para circulação de ar. Isso as mantém protegidas e visíveis.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *