Dicas de Como Economizar e Conseguir Isenção da Conta de Luz

Manter as luzes acesas não é barato e não importa itens como o ar condicionado, aquecedor de água, ferro de passar roupas, chuveiro ligado entre outros.

Na verdade, a família típica gasta mais de R$2.000,00 por ano com serviços públicos, de acordo com o Departamento de Energia.

Ajustar o uso pode reduzir sua conta em até 25%. Experimente algumas dicas eficazes de economizar dinheiro e sentir a diferença no final do ano.

E ainda, confira nossas dicas para ter isenção da conta de luz.

15 Dicas Para Economizar na sua Conta de Luz

Caso você não tenha como pedir a isenção da conta de luz, essas dicas irão contribuir para ao menos economizar.

Acompanhe agora, algumas dicas que podem fazer toda diferença em seu orçamento:

  1. Verifique as vedações nas janelas, portas e eletrodomésticos.
  1. Consertar dutos com vazamento.
  1. Dê um toque no seu termostato.
  1. Ajuste a temperatura da geladeira e do freezer.
  1. Tome banhos mais curtos.
  1. Substitua o seu chuveiro.
  1. Não lave as roupas em água quente.
  1. Conserte torneiras com vazamento.
  1. Ajuste a temperatura do seu aquecedor de água.
  1. Compre eletrodomésticos que economizam energia.
  1. Pergunte sobre as taxas de desconto.
  1. Troque suas lâmpadas.
  1. Instale interruptores dimmer.
  1. Use réguas de energia inteligentes.
  1. Faça uma auditoria energética.

Para continuar seguindo as dicas, continue lendo que logo mais vamos te mostrar também como conseguir isenção da conta de luz.

Aquecimento e Refrigeração

O aquecimento e resfriamento doméstico são os maiores culpados por trás das pesadas contas de energia de sua residência. Muitas pessoas querem a isenção da conta de luz, mas esquecem que esses métodos contribuem para a diminuição do valor da conta.

Os melhores lugares para procurar oportunidades de corte de custos são: 

1. Verifique as vedações das janelas, portas e eletrodomésticos: Certifique-se de que a geladeira e o freezer estão bem vedados para manter o ar frio no lugar certo. O mesmo vale para portas e janelas. Uma vedação ruim permite que a energia vaze, drenando sua carteira no processo.

2. Consertar dutos com vazamentos: melhore a eficiência dos sistemas de aquecimento e resfriamento reparando dutos de aquecimento, ventilação e ar condicionado com vazamentos.

3. Dê um toque no seu termostato: Ajuste o seu termostato de 10 a 15 graus para trás quando você estiver dormindo ou longe de casa. Fazer isso por oito horas pode reduzir seus custos anuais de aquecimento e resfriamento em cerca de 10%. Um termostato programável faz o trabalho por você.

4. Ajuste a temperatura do refrigerador e do freezer: Configure o refrigerador para 38 graus e o freezer entre 0 e 5 graus. Isso manterá seus alimentos frescos, mas sua geladeira e freezer não precisarão trabalhar tanto para manter a temperatura.

Água Quente do Chuveiro

Essa é uma das principais dicas ou se não, a principal deste artigo. Antes de ver sobre a isenção da conta de luz, confira.

A água quente é a segunda maior despesa para abastecer a maioria das residências, de acordo com o Departamento de Energia.

Reduzir o uso de água quente no chuveiro, na lavanderia e na máquina de lavar louça pode afetar consideravelmente sua conta geral de energia.

5. Tome banhos mais curtos: reduzir o tempo de banho em dois minutos pode reduzir o uso de água em cerca de cinco litros.

6. Substitua o seu chuveiro: um chuveiro eficiente pode reduzir o uso de água em 2.700 galões por ano. Procure um com o rótulo WaterSense, que é certificado para atender aos critérios de eficiência definidos pela Agência de Proteção Ambiental.

7. Não lave as roupas em água quente:  use água morna ou fria ao lavar a roupa e reduza o consumo de energia por carga pela metade.

8. Consertar torneiras com vazamento: esse gotejamento, gotejamento, gotejamento não é apenas irritante, ele desperdiça litros de água.

9. Ajuste a temperatura em seu aquecedor de água: A configuração de temperatura padrão em aquecedores de água é normalmente 140 graus. 

Baixá-lo para 120 graus pode reduzir seus custos de aquecimento de água em até 10%. Saindo da cidade por alguns dias? 

Gire seu aquecedor de água para a configuração mais baixa para conservar o uso de energia.

10. Compre eletrodomésticos com baixo consumo de energia: Se você estiver procurando por uma nova lavadora, lava-louças ou aquecedor de água, compre um modelo com baixo consumo de energia para economizar no longo prazo. 

Uma máquina de lavar louça com o rótulo Energy Star deve usar 3,5 galões de água ou menos por ciclo, em comparação com mais de 10 galões usados ​​por alguns modelos mais antigos. Priorize os aparelhos que funcionam com mais frequência, como geladeira, sistema HVAC, aquecedor de água, desumidificador, TV, lavadora e secadora.

11. Pergunte sobre tarifas com desconto: Alguns fornecedores de serviços públicos oferecem tarifas mais baratas durante determinados horários do dia, tornando a lavanderia e outras tarefas que consomem muita energia 5% a 25% mais baratas fora dos horários de pico.

Conseguir ficar isento da conta de luz é como se fosse um prêmio, pois, no final do ano para essas pessoas, a diferença é muito grande.

Continue acompanhando as dicas pois ainda tem mais antes de ver sobre a isenção da sua conta de luz.

Energia e Iluminação

Antes de te mostrar sobre a isenção da conta de luz, veja essa última dica para economizar em sua residência.

Manter as luzes e aparelhos eletrônicos acesos é responsável por cerca de 11% ou mais do uso de energia de uma casa.

12. Troque suas lâmpadas: economize muito dinheiro por ano trocando as lâmpadas de suas cinco luminárias mais usadas por lâmpadas fluorescentes compactas ou de LED.

13. Instale interruptores de dimmer: os dimmers permitem definir o brilho em uma sala de acordo com suas necessidades, definindo o clima e economizando eletricidade.

14. Use réguas de energia inteligentes: Alguns aparelhos eletrônicos nunca realmente desligam; em vez disso, eles ficam em modo de espera usando um fio de energia que pode aumentar ao longo dos dispositivos e do tempo. 

Esses são geralmente – mas não exclusivamente – itens com um controle remoto, porque o sensor remoto precisa de energia enquanto aguarda sua entrada. 

Conecte esses componentes eletrônicos em um filtro de linha inteligente, que corta a corrente quando os dispositivos não estão em uso.

15. Faça uma auditoria de energia: os fornecedores de serviços públicos geralmente conduzem uma auditoria de energia doméstica, às vezes de graça, e podem identificar maneiras adicionais de reduzir o uso de energia.

Vale lembrar que, essas dicas contribuem muito para economizar energia, não adianta apenas querer a isenção da conta de luz e não seguir essas recomendações.

Como Ficar Isento da Conta de Luz

Confira o que é necessário para ter a isenção da conta de luz Enel segunda via de conta.

A isenção do pagamento da conta de luz é custeada pelo Governo Federal e o repasse é feito às Companhias de energia pelo CDE que receberá um aporte de mais de 900 milhões.

A CDE é responsável por financiar vários programas no setor de energia. 

Para ter direito ao benefício, a pessoa precisa ter os seguintes requisitos:

  • Inscritas no cadastro único do Governo Federal, pessoas com baixa renda tem direito a isenção da conta de luz
  • Idosos com 65 anos ou acima, pessoas que possuem deficiência e que contam com benefício e assistência social tem direito a isenção de conta de luz e energia
  • Famílias inscritas no Cadastro Único com renda de até 3 salários mínimos no mês, portadores de alguma doença ou deficiência na qual fazem tratamento.

Para solicitar o benefício de tarifa social e ter a conta de luz isenta de pagamento, o consumidor deve ir até a empresa distribuidora de energia elétrica local, portando documentos:

  • RG e CPF
  • Número de identificação social (NIS)
  • Código Familiar no Cadastro Único ou o Número do Benefício.ento requeira o uso continuado de aparelhos, equipamentos ou instrumentos que, para o seu funcionamento, demandem consumo de energia elétrica.

Se esse artigo ajudou você, compartilhe e ajude outras pessoas também sobre a isenção da conta de luz..

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *