Como criar uma planilha financeira simples usando o Excel

Não importa qual o seu poder financeiro, ter um controle sobre isso é fundamental para sempre estar a par de suas finanças, e é essencial para você ir em busca de suas metas, e sempre ter a segurança que toda a família precisa.

criando uma planilha financeira

Não se esqueça que para obter um bom desempenho, é necessário procurar pelo preço de uma licença do Windows, para que assim, todos os seus dados estejam seguros, e você não correr nenhum risco de invasão ao seu computador.

No decorrer desse artigo vamos mostrar como você pode montar uma planilha de controle financeiro no programa Excel, que vem integrado no pacote Office, além de dicas que podem te ajudar bastante com o seu controle financeiro. A redução das suas despesas e não gastar mais do que o necessário, é fundamental para obter sucesso com o seu controle, vejamos:

Categorize seus gastos

Esse é o primeiro passo para montar a sua planilha financeira, categorizar os seus gastos mensais. Sempre comece pelas suas dívidas fixas, que são aquelas que todo mês estão lá, logo depois, coloque na sua planilha os gastos essenciais, como a água, luz, gás e etc. Por último, coloque os gastos na sua planilha financeira que estão relacionados com o seu estilo de vida, como o lazer, cuidados pessoais e etc. 

É muito importante você categorizar os seus gastos, pois assim você pode fazer uma análise bem clara sobre para onde o seu dinheiro está indo, e assim descobrir onde da para cortar os seus gastos.

Sempre separe algum valor para poupar ou quitar dívidas

Quando está montando sua planilha de controle financeiro, é fundamental que você separe pelo menos 15% de seus rendimentos para a quitação de dívidas, ou para guardar no banco. Se no caso tiver dúvidas, faça a direção do valor citado, para a quitação total ou o parcelamento da dívida.

criando uma planilha financeira

Se no caso você não tiver nenhum tipo de dívida, utilize esses 15% para poupar o seu dinheiro, ter uma reserva no banco é fundamental para quando surgir algum tipo de emergência.

Escolher a planilha mais adequada, também é necessário

Uma planilha de controle financeiro ideal para você, é aquela que está adequada ao seu estilo de vida, e as coisas que necessita para viver todo mês. Existem planilhas que você pode editar de forma online, como a planilha GuiaBolso, como ela já está pronta, é muito boa para aquela pessoa que não quer perder tempo para gerenciar suas despesas.

Realizar a criação de planilhas simples, também é muito bom para aquelas pessoas que não sabem fazer as funções matemáticas complicadas no Excel, mas que ajudam da mesma maneira a você realizar seus controle financeiro da melhor maneira possível.

Criando a sua planilha no Excel

Agora vamos ensinar como você pode colocar a mão na massa, e criar a sua planilha na ferramenta Excel, que está incluída no Pacote Office de seu computador. A melhor maneira para você controlar a sua vida financeira é realizando a criação de uma planilha, então siga nossas dicas abaixo e crie a sua:

Passo 1

Faça a abertura do programa, em seguida procure no menu superior direito a opção “Arquivo”, logo após selecione “Novo”, assim você vai criar uma planilha nova para a sua edição.

Passo 2

Faça o preenchimento da sua planilha com os dados que se referem as suas receitas do mês, como seu salário e seus investimentos por exemplo, em seguida coloque em uma nova linha a data que seus rendimentos vão estar disponíveis para você.

Depois crie uma nova planilha um pouco ao lado ou abaixo, referente  aos seus gastos e despesas do mês, como o aluguel, alimentação, transporte, e em seguida marque também a data que eles precisam ser pagos.

Passo 3

Sempre ao final de cada coluna ou linha preenchida com números, crie uma célula que será indicada como o valor total, que por enquanto ficará sem preenchimento. Logo após, também escolha uma célula para que seja calculado o valor total do balanço do mês.

Passo 4

Agora que você possui as duas tabelas preenchidas, selecione as células que possuem valores numéricos, e em seguida no menu “Início”, procure pela opção “Moeda”, e depois procure por “Geral”, para que depois de fazer essas alterações, o Excel entenda que se tratam de valores monetários.

Passo 5

Em todas as células que estão destinadas a somatória do valor total, tanto na tabela de receita, quanto na tabelas com seus custos mensais, insira a fórmula  “=soma”, sem as aspas, e logo depois, faça a seleção das células que você deseja calcular o valor total. Depois aperte a tecla ENTER no seu teclado, para que o Excel faça a soma de maneira automática das células que você marcou.

Passo 6

Naquela célula que deixamos separada e vazia, para o balanço final do mês, digite o sinal  “=”, sem as aspas, depois faça a seleção com seu mouse para a célula que se refere ao total das suas receitas. Depois insira o sinal de menos e faça um clique sobre a célula que se refere ao seu total de gastos, e clique em ENTER para que o programa faça o cálculo do balanço do mês.

Passo 7

Faça uma conferência para saber se o valor total de seus dados esta batendo, clique duas vezes sobre o botão “Pasta1”, que está localizada no canto inferior de sua tela, e faça a alteração do nome da sua planilha para o mês em que você está.

Essas foram as dicas e passo a passo para você realizar o seu controle financeiro de maneira rápida e prática, utilizado essas dicas temos certeza que você vai fazer tudo certo, e começar a se controlar financeiramente para assim conseguir alcançar as suas metas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *